Projetos Futuros
Resort of the Future
Os Resorts do Futuro produzem pelo menos tanta energia quanto consomem, sendo 100% autossuficientes. Produzirão ainda excedentes suficientes para abastecer viaturas elétricas / outras infraestruturas.
Compreendem ainda tecnologia de topo na área da interação com o utilizador, que poderá personalizar toda a sua experiência através de uma simples APP móvel.
Protótipos
Para proceder ao desenvolvimento, demonstração, teste e otimização da tecnologia, a Casas Em Movimento procedeu à construção de 4 protótipos. Cada um destes protótipos representou uma fase diferente relativa ao processo de Investigação e Desenvolvimento.
PROTÓTIPO IV
Implantado no centro de Matosinhos, o protótipo IV (Casa Em Movimento Matosinhos) serviu como palco de demonstração da dinâmica de espaços interiores que a tecnologia Casas Em Movimento permite, pela inclusão de um módulo interior fixo.
Adicionalmente, integrámos sistemas de Inteligência Artificial e Internet of Things.
Além de se poder movimentar para seguir o Sol, o utilizador pode agora controlar a casa através do seu smartphone.
PROTÓTIPO III
Construído em 2015, no Porto, foi implantado junto ao mar. Com este protótipo demonstrámos o funcionamento do mecanismo de rotação e de inclinação da pala fotovoltaica para a posição de verão.
Na construção do protótipo privilegiou-se a utilização do vidro, a fim de tornar visíveis os vários mecanismos e tecnologias utilizadas na sua construção.
O protótipo foi implantado sobre uma base metálica, com 7 metros de diâmetro e 30 centímetros de profundidade.
PROTÓTIPO II
Construído em 2014, em fábrica, incluiu um chassis automatizado para permitir o movimento de rotação do edifício e o mecanismo de inclinação da pala fotovoltaica para a posição de verão.
Foi alvo de vários testes, em ambiente controlado, a fim de garantir a fiabilidade da construção e a sua resistência a fatores como a existência de ventos fortes.
Nesta fase, a Casas Em Movimento contou com a aprovação de um apoio do Programa Operacional Regional do Norte (Ciclo de Fundos Comunitários ao Serviço do Desenvolvimento Territorial), com um incentivo de 62,33% num investimento global de aproximadamente oitocentos mil euros.
PROTÓTIPO I
Construído em Madrid, na Solar Decathlon Europe 2012, a Casas Em Movimento fez parte dos 20 projetos selecionados, tendo recebido um prémio de 100.000€, num total de cerca de 200 projetos de todo o mundo apresentados a concurso.
Com este primeiro Protótipo, foi efetuada prova de conceito da inclinação da pala fotovoltaica no movimento de Inverno.
Na construção da casa privilegiou-se a utilização de materiais sustentáveis, característicos da indústria portuguesa, como a madeira e a cortiça.
Sistema Construtivo
O sistema construtivo Casas Em Movimento apoia-se em conceitos como mobilidade, modularidade, rapidez e flexibilidade.
As nossas soluções encontram-se na vanguarda da construção modular. Os Edifícios Inteligentes Casas Em Movimento são desenhados para construção em fábrica, sendo de seguida transportados e rapidamente assemblados no local de implantação.
Permitem ainda ser desmontados para posterior assemblagem num local alternativo, sem deixar ferida no terreno de implantação original.